Histórico

Idealizado por Yojiro Takaoka, o Espaço Rosa Rosarum nasceu do sonho de construir um dos mais belos buffets para a cidade de São Paulo. Durante sua idealização, foram realizadas diversas rondas por espaços e eventos na cidade, a fim de se compreender como funcionavam eventos festivos e corporativos.

Para construir o conceito do espaço, Takaoka convocou um grupo de amigos no início dos anos 1990, e trocava fax com seus arquitetos para ir adequando o projeto. O envolvimento era tamanho que ele mesmo escolheu as louças, os talheres e as cadeiras. Inspirou-se no clássico filme E o Vento Levou para conceber a escadaria.

No período em que visitou vários restaurantes e buffets para conceber o Espaço Rosa Rosarum, Takaoka estudou o impacto desses locais na vida dos moradores próximos, e descobriu que as maiores queixas estavam relacionadas a distúrbios como estacionamento, barulho e principalmente o lixo acumulado depois dos eventos. Com esta noção o engenheiro equacionou o Espaço Rosa Rosarum com o intuito de evitar tais tipos de aborrecimentos.

Para tal, revestiu as paredes com isolamento acústico, construiu dois subsolos com capacidade para 280 carros cada, e destinou o armazenamento do lixo em uma câmera frigorífica até sua retirada, de modo que não ficasse na rua, evitando maus odores, insetos, roedores e outros animais. Esta iniciativa estabeleceu uma convivência pacífica entre o Rosa Rosarum e os moradores da Rua Francisco Leitão.

A construção deste tipo de câmara de armazenagem, além de inédita, inspirou uma lei municipal em São Paulo que hoje obriga os restaurantes e buffets a depositarem o lixo em câmaras geladas.

Rosa Rosarum, nome nascido do latim e que significa A Rosa das Rosas, a única, a mais importante, a absoluta. (nome batizado pela esposa de Yojiro Takaoka)

Infelizmente ele não viveu para ver a inauguração, mas deixou um legado e criou uma referência em espaços para eventos.


 

A Takaoka Engenharia é responsável, entre tantas obras, pelo conjunto de prédios “lhas do Sul” e condomínios de luxo como Alphaville e Aldeia da Serra.

Cobiçado por construtoras e incorporadores pela privilegiada localização, em dezembro de 2014, quase completando 18 anos de existência e realização de eventos memoráveis, o Espaço Rosa Rosarum encerra suas atividades no endereço da Rua Francisco Leitão em Pinheiros.

Por ser uma Marca com solidez no mercado, referência em excelência nos serviços de eventos e gastronomia, o Rosa Rosarum passa a pertencer ao chef Christophe Besse, quem foi consultor gastronômico por 16 anos e diretor operacional à 4 anos como Rosa Rosarum Gastronomia e a Mariana Melo, quem atuou na área comercial por 8 anos como Rosa Rosarum Eventos.

Independente de não ter um espaço próprio, a marca continue sendo trabalhada e desenvolvida por pessoas que conhecem toda a estrutura organizacional, comercial e operacional e assim mantenham a qualidade Rosa Rosarum.

Hoje o serviço de gastronomia é levado para outros espaços de eventos, residências, empresas e atende desde pequenas reuniões à grandes eventos e convenções.

E o mais importante: mantendo a filosofia do idealizador, Dr. Yojiro Takaoka com a sua arte de construir sonhos!